Serra do Rio do Rastro

Serra do Rio do Rastro

 

A famosa Serra do Rio do Rastro, orgulho do estado catarinense, é considerada por muitos a estrada mais espetacular do mundo (Rodovia SC-390). Com muitas matas e cachoeiras, é um pedaço de terra do nosso estado que você precisa conhecer. Localiza-se no município de Lauro Müller, a mais de 1400 metros de altitude. Um mirante localizado em seu topo proporciona uma visão panorâmica. O ponto mais elevado, próximo da sua descida a sudeste é o morro da Ronda, onde há um banco de frente ao cânion de mesmo nome e possibilita o acesso pela rodovia, a sul (cerca de 500m da SC-438) que leva ao interior de Bom Jardim da Serra, junto aos Aparados da Serra e tem mais de 1500m de altitude. Dele, avista-se o ponto mais elevado do estado do Rio Grande do Sul (Monte Negro com 1398m) em dias claros, sempre olhando-se ao Sul. Ao Norte / Nordeste avista-se um dos três pontos mais elevados de SC, o Morro da Igreja com aproximadamente 1825m de altitude.

O percurso da rodovia SC-390 é caracterizado por subidas íngremes e curvas fechadas, bem como pelos seus quiosques. Coberta pela mata Atlântica, com uma fauna e flora bem diversa, além de vários tipos de felinos de pequeno, médio e grande portes, uma fauna de macacos (bugios, macacos-prego, saguis), quatis, pacas, mãos-peladas, tatus, tamanduás e iraras, que são animais comuns numa mata Atlântica preservada. 

Um passeio que vai, sem sombra de dúvidas, te deixar feliz e orgulhoso; e claro, a VOLKSTUR também leva você e sua família para conhecer este lugar. Fique ligado em nosso site e redes sociais, pois já temos pacotes para 2020 e a região da Serra do Rio do Rastro também está disponível.